quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O Tempo...


A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

(Mário Quintana)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Saudade...


Começar o dia falando de saudade faz bem. Bem e mal ao mesmo tempo. Mas é um mal gostoso, desses assim que a gente gosta de sentir.
Se sentimos saudade é que tem gente habitando nosso coração, então já não estamos sozinhos.
Criamos em nós e com nossos relacionamentos episódios da vida, bons ou maus.
Escolhemos caminhos, escolhemos pessoas, escolhemos formas de vida, maneiras e jeitos e saímos por aí vendo o nascer e o pôr do sol. Nossas escolhas presentes condicionam nosso futuro, como as do passado condicionaram o que vivemos agora.
Então, baseados nessas experiências vivenciadas, podemos melhor selecionar o que nos convém, o que nos faz felizes, o que nos torna melhores. Ninguém pode e nem deve viver de arrependimentos, pois esses envenenam a vida. Mas tirando dele o proveito, vamos moldando nosso vaso diário para que a vida se torne, pelo menos a nossa volta, mais bonita.
Se o ser humano entendesse o quanto o seu poder é ilimitado, ele choraria menos, conseguiria mais. Mas esse poder nada tem a ver com força física, é algo que vem de dentro pra fora, como a água da fonte que jorra e mata a sede. E cada minuto do dia podemos decidir que será melhor, podemos decidir que dividiremos com alguém para sairmos acrescentados, deixaremos neles e carregaremos em nós pedacinhos de bons momentos, esses que costumamos chamar de saudade e que rima tão bem com felicidade...

(Letícia Thompson)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Sentimentos!!!




Há alguns dias,estou me sentindo encantada...encantada com a vida e com as surpresas que ela pode me proporcionar!!!
No meu peito bate o coração de uma adolescente deslumbrada com a vida e fascinada com a possibilidade de vivenciar meu primeiro e verdadeiro amor!!!
Será que eu realmente o encontrei???
Será que é ele ascenando,chegando devagarinho,batendo à porta e querendo entrar???
Como saber??? não sei!!! só sei que não vou deixar o amor passar!!!
E,como já disse Drummond: "Quando encontrar alguém e este alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos,preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida!"
"Se o primeiro e último pensamento do dia for esta pessoa,se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração,agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor!!
É assim que ando me sentindo,meu coração pára por instantes quando me pego a pensar,a sonhar ou a falar com "ele"...penso dia e noite,noite e dia em lhe encontrar,em lhe beijar,em lhe sentir,em lhe amar...
Meu coração fica apertadinho com a vontade de estar ao seu ladinho por todas as horas,por todos os dias....até quando??? não sei!!! Seria por toda a vida??? talvez!!!
Então,estou amando??? Isto só o tempo dirá!!!
Se é amor,ilusão,sonho ou paixão não sei,só sei que quero vivenciar esta emoção!!!
Então entre,invada o meu coração,me tome em seus braços,me ame,me faça mulher....que neste momento eu te confessarei baixinho: que eu te amo e que te esperei por toda a minha vida!!!

(Jaqueline Bley Franco)

Emoções




Emoções...ah,quantas emoções eu já vivi!!!
Às vezes paro para pensar o que mais tenho a experimentar...
Vou vivendo,aprendendo com a vida,desbravando caminhos,conquistando os meus sonhos,me redescobrindo dia-a-dia,hora-a-hora....
Às vezes sou forte,lutadora,guerreira,outras vezes sou um poço de sensibilidade à flor da pele.
Rio,choro,dou gargalhadas,sofro,comemoro,me entristeço...
Amo e meu coração se enche de esperanças,deixo de amar e minhas esperanças se esvaem.
Sou tudo,sou nada,sou feliz,sou triste,amarga e dócil...
Vivo contradições de mim mesma...quando penso estar bem,as lágrimas me vem,quando penso estar mal,de repente me descubro real,inteira,perfeita,verdadeiramente feliz!!
Tenho um encontro comigo todos os dias,com os meus dois lados,minhas duas facetas...
Meu lado claro é otimista,alegre,de bem com a vida e ama intensamente!!!
Meu lado obscuro é triste,desolador,desesperançado e cansado!!!
Um tenta sufocar o outro para se submergir,vir à tona...
Cada dia um vence,e então vou sendo uma pessoa diferente a cada novo amanhecer...reaprendendo a amar,reaprendendo a viver,reaprendendo a me conhecer...
Vivendo,experimentando,sentindo,se emocionando...esta sou eu,dia-a-dia,por todos os dias....
Ah,quantas emoções eu já vivi!!!

(Jaqueline Bley Franco)

A amizade!!!




Parafraseando Letícia Thompson, toda amizade é uma história particular... é uma história de conquista.
E assim começa uma amizade, nas descobertas que vamos fazendo do outro no dia-a-dia, do seu jeito de ser, de pensar, de sentir.

Há pessoas que são mais reservadas, introspectivas, sérias, tem um medo maior de demonstrar seus sentimentos!
Mas tem aquelas que são espontâneas, expansivas, brincalhonas, palhacinhas e gritam aos 4 ventos quando amam, porque tem uma enorme necessidade de demonstrar o sentimento que está guardado dentro do seu peito.

Tem aquelas ainda que são uma mistura de seriedade e bobeira...
Tem os loucos, os santos, os de cara lavada e alma exposta, todos com o seu encanto...

E devagarinho vamos conquistando-as e os seus sentimentos que estavam bem guardadinho dentro do seu coração à sete chaves!
Começam a serem desvendados, passo à passo e os seus segredos a serem revelados, porque elas vão se deixando conhecer.

Hoje descobrimos um pedacinho do seu coração!
Amanhã um punhadinho do seu sentimento!
E depois de amanhã, colheradinhas do seu pensamento e assim, vamos cativando e sendo cativados numa mágica conquista, revelando a essência do outro!

E, nesta brincadeira de se descobrir, vamos ganhando amigos para a vida inteira, que muitas vezes assumem uma importância tão grande nas nossas vidas, que mais valem que um irmão, que nos conhecem de montão, como a palma de sua mão e então, aprendemos a ver com o coração, pois o essencial é invisível para os olhos!
É o nosso coração que vai reconhecendo quais os amigos que realmente chegarão para ficar para sempre nas nossas vidas... estes são os nossos verdadeiros amigos!!!

Estes são os nossos anjos colocados por Deus nas nossas vidas!
Não importa se loucos, santos, bobeira, seriedade... o importante é que vieram para ficar, para somar, para trazer sua alegria as nossas vidas!!!
É para estes que digo: Muito obrigada por ser meu amigo!!! Jaqueline Bley Franco

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Fábulas de Esopo - O Asno em pele de leão...

Um Asno, ao colocar sobre seu dorso uma pele de Leão, vagava pela floresta divertindo-se com o pavor que causava aos animais que ia encontrando pelo seu caminho.

Por fim encontra uma Raposa, e também tenta amedrontá-la. Mas a Raposa, tão logo escuta o som de sua voz, exclama com ironia:

- Eu certamente teria me assustado, se antes, não tivesse escutado o seu zurro.


Moral da História:
Um tolo pode se esconder por trás das aparências, mas suas palavras acabarão por revelar à todos quem na verdade ele é.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Cabo Frio...




Cabo Frio é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, muito conhecido por suas atrações turísticas. Possui algumas das praias mais belas do Brasil.

Praia do Forte...
A principal praia de Cabo Frio também é conhecida como praia da Barra e tem 7,5 km de extensão.
A praia é um dos cartões-postais da cidade e point de jovens e turistas. Em seu extremo esquerdo fica o Forte de São Mateus do Cabo Frio, construção do século XVII.
De mar aberto, a praia foi considerada por velejadores internacionais como a maior raia do mundo para a prática do esporte.

Praia do Peró...
Distante 7 km do centro de Cabo Frio, a praia do Peró tem 7 km de extensão e é separada da praia das Conchas por um pequeno canal. Suas águas são límpidas e a temperatura em torno dos 22º, própria para a prática do surf.

Praia das Conchas...
É frequentada pelos aficionados pela pesca de arremesso. Os peixes mais capturados nesta praia são badejo, anchova e tainha. O lugar oferece também uma bela vista das ilhas de Cabo Frio. Em toda sua orla existem quiosques, restaurantes e música ao vivo.

Praia de São Bento...
Localizada a 700 metros do centro, de formação lacustre, banhado pelo Canal do Itajuru e têm 400 metros de extensão. A área em torno da praia é residencial. Dela se avista o bairro da Gamboa e a Ponte Feliciano Sodré e a Nova Ponte.

Praia do Siqueira...
Localizada à 5 km do centro. Nela se concentra a pesca do camarão. A praia é lacustre. Em torno dela se encontra a Igreja de São Pedro e a Praça Júlia Fonseca.
Situada às margens da Lagoa de Araruama, a praia do Siqueira possui calçadão iluminado e quiosques com música ao vivo.
A praia tem 2 km de extensão e suas águas têm temperatura entre 24°C à 26°C.

Praia do Sudoeste...
Próxima ao Aeroporto de Cabo Frio, a praia do Sudoeste faz parte da Lagoa de Araruama. Própria para piqueniques, também possui alta salinidade, o que requer muito cuidado na exposição ao sol.

Praia das Dunas...
A praia mais apropriada para a prática do surf, pela força de suas ondas, é cercada por enormes dunas de areias brancas.
O acesso pode ser feito pelo bairro do Braga ou ainda seguindo até o final da Praia do Forte. É recomendado cuidado no banho de mar nesta praia, onde é grande a presença de redemoinhos, formados por correntezas.

Praia do Foguete...
Famosa por suas águas frias, é uma praia de águas profundas e bastante perigosa por suas correntezas. No entanto, a praia é boa opção para quem quer tranquilidade, pois não é muito frequentada como a praia do Forte.
Fica no km 4 da estrada que liga Cabo Frio a Arraial do Cabo.

Praia das Palmeiras...
Situada no bairro das Palmeiras, distante 3 km do centro, a praia das Palmeiras fica na Lagoa de Araruama e é própria para a captura de camarão e siri. Em sua paisagem encontram-se muitas embarcações de pesca. No local existem quiosques e barracas com aperitivos, pescados da região e música ao vivo.
Também podem ser encontradas grandes quantidades de conchas. A praia é cercada por altas palmeiras e coqueiros, que deram nome ao bairro.


Praia Brava...
Cercada por escarpas de uns 20m de altura, e com 400m de extensão, a Praia Brava tem à sua frente a Ilha dos Papagaios, um local bastante selvagem. Com águas claras e muito agitadas, é a praia a onde se pratica o nudismo. É também muito procurada por surfistas.
Está situada entre a Ponta do Peró e o Morro do Farolete (Ogiva). O final do percurso é feito a pé, por uma trilha de pedra em terreno em declive.

Ilha do Japonês...
Entre as inúmeras ilhas de Cabo Frio, destacam-se a Ilha dos Anjos, onde se pesca o melhor camarão da região; a Ilha dos Pargos, rica em anchovas; Ilha Dois Irmãos, Ilhas dos Papagaios, Ilha do Japonês, famosa por proporcionar trilhas para caminhadas, e Ilha Comprida, apropriada para a prática do mergulho e pesca submarina. Durante a noite, em geral nos meses de verão, é comum a prática de arrasto de camarão sob a luz de lanternas.

Turismo...

Forte de São Mateus do Cabo Frio foi construído pelos portugueses entre 1616 e 1620 com o objetivo de defender a costa contra franceses, ingleses e holandeses ávidos pela imensa quantidade de Pau-Brasil que havia na região. Visitar o Forte é como dar uma volta no passado e ver um pouco da história desta terra. Os canhões, utilizados nas inúmeras batalhas, ainda se encontram voltados para o mar, como se estivessem prontos para defender o município de novos ataques.
A casa onde os soldados viviam, serve hoje como um espaço para artesãos mostrarem seus trabalhos.
Do Forte se tem uma belíssima e completa vista de toda a extensão da praia do Forte até Arraial do Cabo. Do lado oposto à praia, pode-se ver a Ilha do Japonês, local pouco explorado, com pescadores em seus barcos pequenos e coloridos e embarcações maiores que seguem para alto mar.
Uma bela visão do Forte se pode ter a noite, admirando-o de longe, com sua iluminação especial e colorida, que refletida nas águas calmas da praia é um espetáculo a parte.

Bairro da Passagem ainda mantém características da época da fundação do município, pois ai surgiram as primeiras construções. Suas riquezas arquitetônicas e históricas transformaram o local em um interessante ponto turístico.
O bairro surgiu como um ponto de apoio na travessia para o Canal do Itajurú.
Um belo passeio é caminhar pelas ruas estreitas e ainda com calçamento antigo, para se poder apreciar a beleza das construções antigas, as casas em estilo colonial do século passado, com suas janelinhas baixas, lampiões, todas tombadas pelo Patrimônio Histórico. Algumas destas casas ainda conservam as famosas telhas moldadas nas coxas das escravas grávidas.
A Passagem tornou-se uma vila de pescadores, após o núcleo urbano do município ter sido transferido para o Centro.
A Igreja de São Benedito, construída em 1701, faz parte do patrimônio que este bairro abriga. A capelinha foi construída especialmente para os negros, e prima pela simplicidade.
Na pracinha, onde fica a Igreja, pode-se desfrutar de barzinhos, que além de servirem sopas e aperitivos deliciosos, colocam suas mesinhas na praça com direito a música ao vivo e dança. Vale a pena conferir.
Seguindo pela Avenida Assunção até o final é só virar à direita ou seguir pela Avenida do Contorno, até o final da Praia do Forte e virar à esquerda e você chega a Passagem.

Monumento do Anjo Caído, localizado no meio do Canal do Itajurú, no bairro do Portinho. O monumento leva este nome por apresentar na coluna que o sustenta uma inclinação, devido ao movimento e força das marés. O Anjo foi esculpido em pedra sobre uma coluna de 9 metros de altura, em homenagem a abertura do Canal Artificial Palmer, no início deste século.

Espaço Charitas, Museu e Casa de Cultura José de Dome, já foi orfanato, numa época em que crianças eram abandonadas com certa freqüência, havia ai uma roda onde eram colocados esses bebês, e retirados do outro lado, onde recebiam abrigo, alimentação e educação.
Construído em 1837, recebeu este nome Charitas (pronuncia-se Cáritas) ou Casa de Caridade e é hoje, um espaço com atividades culturais permanentes. Promove oficinas, seminários e cursos durante todo o ano, além de apresentar espetáculos de teatro, música e dança. Ai se encontra também, em exposição permanente, a obra do artista plástico José de Dome, que viveu longo período em Cabo Frio.

Carnaval de Cabo Frio é um dos mais tradicionais do interior do estado do Rio de Janeiro, sendo o segundo carnaval do estado atrás apenas da capital, tem movimentando muitos foliões que se organizam no Cabofolia, no final do mês de janeiro e do desfile das escolas de samba, em fevereiro.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Gota d'água...


Você já parou, alguma vez, para observar uma gota d'água?
Sim, uma pequena gota d'água equilibrando-se na ponta de um frágil raminho...
Com graciosidade, a gotícula desafia a lei da gravidade, se balançando nas bordas das folhas ou nas pétalas de uma flor.
São gotas minúsculas, que enfeitam a natureza nas manhãs orvalhadas ou permanecem como pequenos diamantes líquidos, depois que a chuva se vai.
É por isso que um bom observador dirá que a vida seria diferente se não existissem gotas de água para orvalhar a relva e amenizar a secura do solo.
Madre Tereza de Calcutá foi uma dessas almas sensíveis.

Um dia, um jornalista que a entrevistava lhe disse que, embora admirasse o seu trabalho junto aos pobres e enfermos, considerava que o que ela fazia, diante da imensa necessidade, era como uma gota d'água no oceano.

E aquela pequena sábia mulher lhe respondeu: Sim, meu filho, mas sem essa gota d'água o oceano seria menor.

Sem dúvida uma resposta simples e extremamente profunda, pois, sem os pequenos gestos que significam muito, a vida não seria tão bela...
Um aperto de mão, em meio à correria do dia a dia...
Um minuto de atenção a alguém que precisa de ouvidos atentos, para não cair nas malhas do desespero...
Uma palavra de esperança a alguém que está à beira do abismo...
Um sorriso gentil a quem perdeu o sentido da vida...
Uma pequena gentileza diante de quem está preso nas armadilhas da ira...
O silêncio, frente a ignorância disfarçada de ciência...
A tolerância com quem perdeu o equilíbrio...
Um olhar de ternura para quem pena na amargura...
Pode-se dizer que tudo isso são apenas gotas d'água, que se perdem no imenso oceano, mas são essas pequenas gotas que fazem a diferença para quem as recebe.
Sem as atitudes, aparentemente insignificantes, que dentro da nossa pequenez conseguimos realizar, a Humanidade seria triste e a vida perderia o sentido.
Um abraço afetuoso, nos momentos em que a dor nos visita a alma...
Um olhar compassivo, quando nos extraviamos do caminho reto...
Um incentivo sincero de alguém que deseja nos ver feliz, quando pensamos que o fracasso seria inevitável...
Todas essas são atitudes que embelezam a vida.
E se um dia alguém lhe disser que esses pequenos gestos são como gotas d'água no oceano, responda, como Madre Tereza de Calcutá, que sem essas gotas o oceano de amor seria menor.
E tenha certeza disso, pois as coisas grandiosas são compostas de minúsculas partículas.
Sem a sua quota de honestidade, o oceano da nobreza seria menor.
Sem as gotas de sua sinceridade, o mar das virtudes seria menor.
Sem o seu contributo de caridade, o universo do amor fraternal seria consideravelmente menor.

Pense nisso!

E jamais acredite naqueles que desconhecem a importância de um pequeno tijolo na construção de um edifício.
Lembre-se da minúscula gota d'água, que delicadamente se equilibra na ponta do raminho, só para tornar a natureza mais bela e mais romântica, à espera de alguém que a possa contemplar.
E, por fim, jamais esqueça que são essas mesmas pequenas e frágeis gotas d'água que, com insistência e perseverança, conseguem esculpir a mais sólida rocha.

(Desc.Autor)

sábado, 17 de outubro de 2009

Amor e Perseguição...


“As pessoas ficam procurando o amor como solução para todos os seus problemas quando, na realidade, o amor é a recompensa por você ter resolvido os seus problemas”.
(Norman Mailer)

Copiem... decorem... aprendam!!!
Temos a mania de achar que amor é algo que se busca. Buscamos o amor em bares, buscamos o amor na internet, buscamos o amor na parada de ônibus.
Como num jogo de esconde-esconde, procuramos pelo amor que está oculto dentro das boates, nas salas de aula, nas platéias dos teatros. Ele certamente está por ali, você quase pode sentir o seu cheiro, precisa apenas descobri-lo e agarrá-lo o mais rápido possível, pois só o amor constrói, só o amor salva, só o amor traz felicidade.
Amor não é medicamento...
Se você está deprimido, histérico ou ansioso demais, o amor não se aproximará, e, caso o faça vai frustrar suas expectativas, porque o amor quer ser recebido com saúde e leveza, ele não suporta a idéia de ser ingerido de quatro em quatro horas, como antibiótico para combater as bactérias da solidão e da falta de auto-estima.
Você já ouviu muitas vezes alguém dizer: “Quando eu menos esperava, quando eu havia desistido de procurar, o amor apareceu”.
Claro, o amor não é bobo, quer ser bem tratado, por isso escolhe as pessoas que, antes de tudo, tratam bem de si mesmas.

“As pessoas ficam procurando o amor como solução para todos os seus problemas quando, na realidade, o amor é a recompensa por você ter resolvido os seus problemas”.
(Normal Mailer)

Divulguem... repitam... convençam-se!!!
O amor, ao contrário do que se pensa, não tem que vir antes de tudo: antes de estabilizar a carreira profissional, antes de viajar pelo mundo, de curtir a vida.
Ele não é uma garantia de que, a partir do seu surgimento, tudo o mais dará certo.
Queremos o amor como pré-requisito para o sucesso nos outros setores, quando na verdade, o amor espera primeiro você ser feliz para só então surgir diante de você sem máscaras e sem fantasia.
É esta a condição.
É pegar ou largar.
Para quem acha que isso é chantagem, arrisco sair em defesa do amor: ser feliz é uma exigência razoável e não é tarefa tão complicada.
Felizes aqueles que aprendem a administrar seus conflitos, que aceitam suas oscilações de humor, que dão o melhor de si e não se autoflagelam por causa dos erros que cometem.
Felicidade é serenidade. Não tem nada a ver com piscinas, carros e muito menos com príncipes encantados.
O amor é o prêmio para quem relaxa.

(Martha Medeiros)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Aninha e suas pedras...


Não te deixes destruir...
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces.
Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede.

(Cora Coralina)

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Balada de Lisboa...


Em cada esquina te vais
Em cada esquina te vejo
Esta é a cidade que tem
Teu nome escrito no cais
A cidade onde desenho
Teu rosto com sol e Tejo

Caravelas te levaram
Caravelas te perderam
Esta é a cidade onde chegas
Nas manhãs de tua ausência
Tão perto de mim tão longe
Tão fora de seres presente

Esta e a cidade onde estás
Como quem não volta mais
Tão dentro de mim tão que
Nunca ninguém por ninguém
Em cada dia regressas
Em cada dia te vais

Em cada rua me foges
Em cada rua te vejo
Tão doente da viagem
Teu rosto de sol e Tejo
Esta é a cidade onde moras
Como quem está de passagem

Às vezes pergunto se
Às vezes pergunto quem
Esta é a cidade onde estás
Com quem nunca mais vem
Tão longe de mim tão perto
Ninguém assim por ninguém

(Manuel Alegre)

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Pico do Jaraguá - São Paulo...



Está é a visão que tenho da janela do meu quarto. Já fiz muitas fotos e com certeza não tenho duas totalmente iguais. É um privilégio morar nesse espaço em que a o concreto ainda não conseguiu alcançar.



De cima do Pico do Jaraguá, temos a visão da cidade de São Paulo.



Aqui!!! Esse malandrinho é o chefe de muitos outros que ficam atrás de comida. São muito lindos.

O pico do Jaraguá é o ponto culminante da cidade de São Paulo, elevando-se a uma altitude de 1.135 metros. Situa-se no extremo oeste da serra da Cantareira.
Nos seus arredores foi criado o Parque Estadual do Jaraguá, para conservação da área.
No topo, há duas grandes antenas, sendo uma de televisão, e pequenas instalações comerciais e locais destinados a estacionamento de veículos.
Ao se atingir o topo, tem-se uma visão principalmente da parte oeste da Grande São Paulo.
Junto à antena de televisão, existe uma grande escadaria que permite subir ainda mais, ladeada por um bondinho que se destina ao transporte de pessoas e materiais para manutenção da antena.

As primeiras notícias que se tem do local é que nele estava estabelecido o português Afonso Sardinha, caçador de índios, traficante, que descobriu vestígios de ouro no ribeirão Itaí, no pico, por volta de 1580. No entanto, como os índios dominavam a região, travaram-se numerosas guerras contra os nativos da terra. A mineração, portanto, só teve início dez anos depois. O ouro do Jaraguá foi explorado até o esgotamento, no século XIX. Os garimpeiros deixaram visíveis marcas de sulcos e escavações nas rochas do pico.

Em 1946, a Prefeitura de São Paulo transformou o pico do Jaraguá em ponto turístico da cidade. Em 1961, foi criado o Parque Estadual do Jaraguá, onde os visitantes podem conhecer as pias de lavagem manual do ouro ao lado das ruínas do grande casarão do próprio Afonso Sardinha. Esse parque foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico) em 1983.

Em 1994, o Parque Estadual do Jaraguá foi tombado pelo Patrimônio da Humanidade pela Unesco, passando a integrar a Zona Núcleo do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, Reserva da Biosfera.

Ainda hoje existem na entrada do Parque do Pico do Jaraguá uma aldeia formada pelos descendentes de tribos indígenas que moram no local.
A aldeia mantém a língua e os costumes guaranis e sobrevive do artesanato.

O parque contém oito trilhas, no entanto hoje em dia apenas uma trilha está aberta ao publico, a Trilha do Pai Zé. As outras estão fechadas para recuperação natural e poderão ser reabertas após avaliação. Algumas dessas trilhas estão em locais perigosos onde já ocorreram acidentes graves, recomendando-se não se aventurar fora das trilhas abertas ao público.

http://www.picodojaragua.com.br/

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Haja Paciência...


Haja paciência mesmo!!!
Só no dia de hoje, 4 pessoas com quem conversei colocaram a culpa dos últimos acontecimentos metereológicos, sabe em quem????
Acertou!!!!...em Deus.
Mas isso chega a ser natural, porque o ser humano acha desculpa para tudo e sempre um culpado para tudo o que acontece de errado, de mal sobre a face da terra.
A vez agora é de Deus.
Terremotos e tsunamis???
Castigo de Deus... não dos testes nucleares que uns e outros andam realizando no mar.
Chove demais???
Deus está muito zangado... não tem nada a ver com as devastações florestais e poluições...imagina!!!!
O homem faz o que quer e o que quer, mas quem paga o pato....é sempre Deus.
Quando vão usar a dita "inteligência" para o bem da humanidade.
O que vai restar para nossos filhos e os filhos "deles"....amanhã!!!
Haja muita paciência...

(Mara)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Mamãe Noel...


Sabe por que Papai Noel não existe?
Porque é homem.
Dá para acreditar que um homem vai se preocupar em escolher o presente de cada pessoa da família, ele que nem compra as próprias meias?
Que vai carregar nas costas um saco pesadíssimo, ele que reclama até para colocar o lixo no corredor?
Que toparia usar vermelho dos pés à cabeça, ele que só abandonou o marrom depois que conheceu o azul-marinho?
Que andaria num trenó puxado por renas, sem ar-condicionado, direção hidráulica e air-bag?
Que pagaria o mico de descer por uma chaminé para receber em troca o sorriso das criancinhas?
Ele não faria isso nem pelo sorriso de um musa!

Mamãe Noel, sim, existe!!!

Quem é a melhor amiga do Molocoton, quem sabe a diferença entre a Mulan e a Esmeralda, quem conhece o nome de todas as Chiquititas, quem merecia ser sócia-majoritária da Superfestas?

Não é o bom velhinho!!!

Quem coloca guirlandas nas portas, velas perfumadas nos castiçais, arranjos e flores vermelhas pela casa?
Quem monta a árvore de Natal, harmonizando bolas, anjos, fitas e luzinhas, e deixando tudo combinando com o sofá e os tapetes?
E quem desmonta essa parafernália toda no dia 6 de janeiro?

Papai Noel ainda está de ressaca no Dia de Reis!!!

Quem enche a geladeira de cerveja, coca-cola e champanhe?
Quem providencia o peru, o arroz à grega, o sarrabulho, as castanhas, o musse de atum, as lentilhas, os guardanapinhos decorados, os cálices lavadinhos, a toalha bem passada e ainda lembra de deixar algum disco meloso à mão?
Quem lembra de dar uma lembrancinha para o zelador, o porteiro, o carteiro, o entregador de jornal, o cabeleireiro, a diarista?
Quem compra o presente do amigo-secreto do escritório do Papai Noel?...
Deveria ser o próprio, tão magnânimo, mas ele não tem tempo para essas coisas. Anda muito requisitado como garoto-propaganda.

Enquanto Papai Noel distribui beijos e pirulitos, bem acomodado em seu trono no shopping, quem entra em todas as lojas, pesquisa todos os preços, carrega sacolas, confere listas, lembra da sogra, do sogro, dos cunhados, dos irmãos, entra no cheque especial, deixa o carro no sol e chega em casa sofrendo porque comprou os mesmos presentes do ano passado?

Por trás do protagonista desse megaevento chamado "Natal" existe alguém em quem todos deveriam acreditar mais.

(Martha Medeiros)

sábado, 3 de outubro de 2009

Os Ombros Suportam o Mundo...


Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.

Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teu ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo,
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.

(Carlos Drummond de Andrade)

quinta-feira, 1 de outubro de 2009