quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Cabo Frio...
Cabo Frio é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, muito conhecido por suas atrações turísticas. Possui algumas das praias mais belas do Brasil.
Praia do Forte...
A principal praia de Cabo Frio também é conhecida como praia da Barra e tem 7,5 km de extensão.
A praia é um dos cartões-postais da cidade e point de jovens e turistas. Em seu extremo esquerdo fica o Forte de São Mateus do Cabo Frio, construção do século XVII.
De mar aberto, a praia foi considerada por velejadores internacionais como a maior raia do mundo para a prática do esporte.
Praia do Peró...
Distante 7 km do centro de Cabo Frio, a praia do Peró tem 7 km de extensão e é separada da praia das Conchas por um pequeno canal. Suas águas são límpidas e a temperatura em torno dos 22º, própria para a prática do surf.
Praia das Conchas...
É frequentada pelos aficionados pela pesca de arremesso. Os peixes mais capturados nesta praia são badejo, anchova e tainha. O lugar oferece também uma bela vista das ilhas de Cabo Frio. Em toda sua orla existem quiosques, restaurantes e música ao vivo.
Praia de São Bento...
Localizada a 700 metros do centro, de formação lacustre, banhado pelo Canal do Itajuru e têm 400 metros de extensão. A área em torno da praia é residencial. Dela se avista o bairro da Gamboa e a Ponte Feliciano Sodré e a Nova Ponte.
Praia do Siqueira...
Localizada à 5 km do centro. Nela se concentra a pesca do camarão. A praia é lacustre. Em torno dela se encontra a Igreja de São Pedro e a Praça Júlia Fonseca.
Situada às margens da Lagoa de Araruama, a praia do Siqueira possui calçadão iluminado e quiosques com música ao vivo.
A praia tem 2 km de extensão e suas águas têm temperatura entre 24°C à 26°C.
Praia do Sudoeste...
Próxima ao Aeroporto de Cabo Frio, a praia do Sudoeste faz parte da Lagoa de Araruama. Própria para piqueniques, também possui alta salinidade, o que requer muito cuidado na exposição ao sol.
Praia das Dunas...
A praia mais apropriada para a prática do surf, pela força de suas ondas, é cercada por enormes dunas de areias brancas.
O acesso pode ser feito pelo bairro do Braga ou ainda seguindo até o final da Praia do Forte. É recomendado cuidado no banho de mar nesta praia, onde é grande a presença de redemoinhos, formados por correntezas.
Praia do Foguete...
Famosa por suas águas frias, é uma praia de águas profundas e bastante perigosa por suas correntezas. No entanto, a praia é boa opção para quem quer tranquilidade, pois não é muito frequentada como a praia do Forte.
Fica no km 4 da estrada que liga Cabo Frio a Arraial do Cabo.
Praia das Palmeiras...
Situada no bairro das Palmeiras, distante 3 km do centro, a praia das Palmeiras fica na Lagoa de Araruama e é própria para a captura de camarão e siri. Em sua paisagem encontram-se muitas embarcações de pesca. No local existem quiosques e barracas com aperitivos, pescados da região e música ao vivo.
Também podem ser encontradas grandes quantidades de conchas. A praia é cercada por altas palmeiras e coqueiros, que deram nome ao bairro.
Praia Brava...
Cercada por escarpas de uns 20m de altura, e com 400m de extensão, a Praia Brava tem à sua frente a Ilha dos Papagaios, um local bastante selvagem. Com águas claras e muito agitadas, é a praia a onde se pratica o nudismo. É também muito procurada por surfistas.
Está situada entre a Ponta do Peró e o Morro do Farolete (Ogiva). O final do percurso é feito a pé, por uma trilha de pedra em terreno em declive.
Ilha do Japonês...
Entre as inúmeras ilhas de Cabo Frio, destacam-se a Ilha dos Anjos, onde se pesca o melhor camarão da região; a Ilha dos Pargos, rica em anchovas; Ilha Dois Irmãos, Ilhas dos Papagaios, Ilha do Japonês, famosa por proporcionar trilhas para caminhadas, e Ilha Comprida, apropriada para a prática do mergulho e pesca submarina. Durante a noite, em geral nos meses de verão, é comum a prática de arrasto de camarão sob a luz de lanternas.
Turismo...
Forte de São Mateus do Cabo Frio foi construído pelos portugueses entre 1616 e 1620 com o objetivo de defender a costa contra franceses, ingleses e holandeses ávidos pela imensa quantidade de Pau-Brasil que havia na região. Visitar o Forte é como dar uma volta no passado e ver um pouco da história desta terra. Os canhões, utilizados nas inúmeras batalhas, ainda se encontram voltados para o mar, como se estivessem prontos para defender o município de novos ataques.
A casa onde os soldados viviam, serve hoje como um espaço para artesãos mostrarem seus trabalhos.
Do Forte se tem uma belíssima e completa vista de toda a extensão da praia do Forte até Arraial do Cabo. Do lado oposto à praia, pode-se ver a Ilha do Japonês, local pouco explorado, com pescadores em seus barcos pequenos e coloridos e embarcações maiores que seguem para alto mar.
Uma bela visão do Forte se pode ter a noite, admirando-o de longe, com sua iluminação especial e colorida, que refletida nas águas calmas da praia é um espetáculo a parte.
Bairro da Passagem ainda mantém características da época da fundação do município, pois ai surgiram as primeiras construções. Suas riquezas arquitetônicas e históricas transformaram o local em um interessante ponto turístico.
O bairro surgiu como um ponto de apoio na travessia para o Canal do Itajurú.
Um belo passeio é caminhar pelas ruas estreitas e ainda com calçamento antigo, para se poder apreciar a beleza das construções antigas, as casas em estilo colonial do século passado, com suas janelinhas baixas, lampiões, todas tombadas pelo Patrimônio Histórico. Algumas destas casas ainda conservam as famosas telhas moldadas nas coxas das escravas grávidas.
A Passagem tornou-se uma vila de pescadores, após o núcleo urbano do município ter sido transferido para o Centro.
A Igreja de São Benedito, construída em 1701, faz parte do patrimônio que este bairro abriga. A capelinha foi construída especialmente para os negros, e prima pela simplicidade.
Na pracinha, onde fica a Igreja, pode-se desfrutar de barzinhos, que além de servirem sopas e aperitivos deliciosos, colocam suas mesinhas na praça com direito a música ao vivo e dança. Vale a pena conferir.
Seguindo pela Avenida Assunção até o final é só virar à direita ou seguir pela Avenida do Contorno, até o final da Praia do Forte e virar à esquerda e você chega a Passagem.
Monumento do Anjo Caído, localizado no meio do Canal do Itajurú, no bairro do Portinho. O monumento leva este nome por apresentar na coluna que o sustenta uma inclinação, devido ao movimento e força das marés. O Anjo foi esculpido em pedra sobre uma coluna de 9 metros de altura, em homenagem a abertura do Canal Artificial Palmer, no início deste século.
Espaço Charitas, Museu e Casa de Cultura José de Dome, já foi orfanato, numa época em que crianças eram abandonadas com certa freqüência, havia ai uma roda onde eram colocados esses bebês, e retirados do outro lado, onde recebiam abrigo, alimentação e educação.
Construído em 1837, recebeu este nome Charitas (pronuncia-se Cáritas) ou Casa de Caridade e é hoje, um espaço com atividades culturais permanentes. Promove oficinas, seminários e cursos durante todo o ano, além de apresentar espetáculos de teatro, música e dança. Ai se encontra também, em exposição permanente, a obra do artista plástico José de Dome, que viveu longo período em Cabo Frio.
Carnaval de Cabo Frio é um dos mais tradicionais do interior do estado do Rio de Janeiro, sendo o segundo carnaval do estado atrás apenas da capital, tem movimentando muitos foliões que se organizam no Cabofolia, no final do mês de janeiro e do desfile das escolas de samba, em fevereiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Lindas as imagens, e assim vamos conhecendo um pouco mais deste nosso maravilhoso país...
Um abraço
Belo post e as fotos são lindas como é todo Rio de Janeiro.
Abraços
Postar um comentário