quinta-feira, 23 de julho de 2009

Itália - Gorizia - Sacrário Militar de Redipuglia...

No final dessa escadaria, tem um túmulo, dedicado aos 30 mil soldados desconhecidos, que morreram lutando.
Estas são algumas das tricheiras, em que os soldados tentavam se esconder do bombardeio.
Estas são gavetas, com os restos mortais dos soldados.

O Sacrário Militar de Redipuglia é um cemitério militar italiano localizado no município de Fogliano Redipuglia na província de Gorizia, nordeste da Itália a poucos quilômetros da fronteira com a Eslovênia.

Este é o maior cemitério militar italiano, realizado a partir do projeto do arquiteto Giovanni Greppi e do escultor Giannino Castiglioni. Foi inaugurado em 1938 para abrigar os corpos de 100 mil caídos italianos durante a Primeira Guerra Mundial.

O sacrário estrutura numa esplanada inicial, onde está a tumba do príncipe Emanuel Filiberto, segundo Duque de Aosta, comandante da terceira armada. Ao seu lado, estão as tumbas de seus generais.

Posteriormente, erguem-se 22 grandes degraus (patamares) que contêm os restos mortais dos caídos cuja identidade se conhece, trazendo o apelido de família, o prenome e a divisão militar a que pertenciam. No último patamar em duas grandes tumbas comuns aos lados de uma capela repousam cerca de sessenta mil caídos cuja identidade se ignora.

Na capela e em duas salas adjacentes são guardados objetos pessoais de soldados italianos e austro-húngaros.

Eu estive aqui em 1994, foi um passeio diferente, uma mistura de curiosidade e melancolia...saber que tantos soldados lutaram e morreram ali.
Acho que a guerra não deveria existir, afinal de contas o ser humano se julga tão superior em relação aos animais.
Você já parou para pensar nisso...quem é pior??? Aquele que mata por instinto, ou aquele que mata para conquistar o poder???

Um comentário:

Frederico Salvo disse...

De fato é muito triste, mas precisa sempre ser lembrado para que não cometamos mais os mesmos erros.
Sempre muito bom vir por aqui.
Abraço.
Frederico