terça-feira, 7 de julho de 2009

Roma - Piazza del Popolo...


Antigamente, os viajantes que chegavam pelo Norte da cidade entravam na cidade pela Porta dela Popolo (a antiga Porta Flaminia), que se interpõe à entrada da Via Flaminia na cidade. No meio do século XVI o papa Pio IV encarregou Nanni di Baccio Bigio de uma nova fachada para a antiga Porta, rebatizada em homenagem à vizinha igreja de Santa Maria del Popolo.
O desenho da Porta imita um arco triunfal romano, com arco único. O lado voltado para fora da cidade está adornado com antigas colunas e as imagens de São Pedro e São Paulo.
Quando a rainha Cristina da Suécia veio a Roma, em peregrinação, o papa Alexandre VII encomendou a Gian Lorenzo Bernini a fachada voltada para a praça, hoje coroada com o escudo papal, onde uma inscrição que deseja à Rainha uma feliz estada na cidade. Havia inclusive duas torres, demolidas em 1879 para abrir as duas passagens laterais.

Imediatamente à direita da Muralha Aureliana, passa-se, deixando-a pela direita, em frente à igreja de Santa Maria del Popolo, e entra-se num oval circunscrito por fontes e leões que vertem água.

A praça ramifica-se em três estradas (o Tridente) que penetram na cidade; a Via del Babuino, à esquerda, levará o viajante à Piazza di Spagna (Praça de Espanha); à direita a Via de Ripetta que se comunica com a Piazza Navona e o Panteão de Roma.
No centro começa a rua mais cara da cidade de Roma: Via del Corso, com numerosas lojas.

Nenhum comentário: