sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Almas Gêmeas...


Deus, em sua sabedoria e bondade, ao criar cada alma, deu-lhe a forma arredondada de uma esfera. Depois cortou a esfera em duas partes e colocou cada metade em um corpo diferente.Sempre houve, de uma forma ou outra, muito interesse por parte do homem pelo mistério do amor, que é também o mistério das almas gêmeas.
Podemos ir muito longe no passado e ver, por exemplo, que Platão, o filósofo grego que viveu de 427 a 327 AC, já estudava o tema. Ele dizia que, no início dos tempos, os corpos humanos eram hermafroditas, ou seja, tinham em si os dois sexos ao mesmo tempo. Mas num certo momento os deuses puniram os homens e separaram os sexos, infelicitando desta forma o homem e a mulher.E aquele ser, antes completo, passou a procurar o paraíso que somente seria possível quando as duas metades originais se encontrassem.
Ela tem sido a explicação mais freqüente para o aparecimento tanto do amor quanto das almas gêmeas, variando apenas em detalhes, que acabam não sendo tão significativos. Todos parecem concordar que houve um tempo em que o ser humano era completo, bastando a si mesmo para atingir a felicidade. Mas aconteceu, em algum momento, a divisão desse ser em duas metades, tanto física como espiritualmente. E desde então o ser humano, masculino e feminino, tem procurado encontrar sua outra metade, ao longo dos tempos e das reencarnações.
Assim como o homem não é, hoje, o mesmo que era há mil anos, também o relacionamento entre homens e mulheres não é o mesmo. Mas não tem variado tanto quando se trata de amor e do relacionamento a que este sentimento leva.
Amar tem sido sempre algo muito próximo da religião, no mais puro sentido desta palavra. A palavra religião é originária de "religare", significando tornar a ligar o homem a Deus. O momento em que o ser humano encontra-se mais próximo de Deus é quando está amando. Quando estamos apaixonados amamos a tudo e a todos. O mundo é melhor, mais bonito, o futuro nos parece mais promissor, e tudo parece nos convidar à felicidade. É um sentimento que nos liga a Deus, o que já basta para que todos os relacionamentos sejam encarados como sagrados, a exemplo do que faz a cultura tântrica.
Sendo um sentimento muito próximo da religião, o amor tem sido celebrado por todas as formas de artes. Na escultura, na pintura,na música e em outras formas de manifestação artística, encontramos o amor como assunto predominante.
Mas é na literatura que encontramos os exemplos mais fascinantes de histórias de amor, sejam elas reais ou imaginárias. É até muito frequente que umas sejam confundidas com outras, a ponto de não se conseguir distinguir quais os personagens que realmente existiram e quais são produtos da imaginação de escritores e poetas. Afinal, para quem ouve e lê essas histórias com os ouvidos e os olhos do coração, não há nenhuma importância em distinguir o real do imaginário. São perfeitos exemplos de almas gêmeas, mesmo que sua história não tenha necessariamente um final feliz, pois a eternidade é o verdadeiro objetivo das duas metades que se encontram. Grandes amores foram celebrados pela arte do homem, desde os tempos da mitologia greco-romana. Nomes como Tristão e Isolda, Romeu e Julieta, Abelardo e Heloísa, Dante e Beatriz, Apolo e Jacinto, Páris e Helena, SãoFrancisco e Santa Clara evocam doces recordações de enamorados de sempre, inseparáveis até mesmo na rima que seus nomes formam ao serem pronunciados em conjunto.
O encontro de duas almas gêmeas, no entanto, não é sempre despido de conflitos. Podemos mesmo dizer que frequentemente a oportunidade de conhecimento e união de duas almas gêmeas acontece porque uma das duas, ou mesmo as duas, estão passando por momentos difíceis, através de seu corpo físico e de sua vida no plano material. Como dizem os astrólogos, é comum que um dos dois esteja passando pelo trânsito de Saturno, por um período de conscientização quanto à verdadeira missão terrena, o que pode também ter consequências negativas no aspecto financeiro. Duas razões existem para que as coisas se dêem certo deste jeito. Primeiro, porque a experiência nos mostra que estamos muito mais atentos e abertos a novas possibilidades quando estamos passando por dificuldades, que , ao acontecerem, trazem em si a necessidade ou até mesmo a inevitabilidade de mudanças; diante deste quadro, é de se esperar que fiquemos atentos ao que se passa ao nosso redor, sondando possibilidades e procurando as soluções disponíveis. Em segundo lugar, porque ao ver que nossa vida está desarrumada em função das expectativas materiais, instintivamente elevamos nossos anseios, buscando colocá-los em objetivos que estejam acima de mudanças constantes, e dirigimos nossa atenção às esferas espirituais, muito mais permanentes do que nossas vãs cobiças materiais. Claro que é preciso acreditar, e se acreditarmos acabamos por abrir nossos espíritos a eventos que normalmente passariam despercebidos.
Em outras palavras: aumentamos sensivelmente nossas chances de passar por novas experiências, entre elas o encontro com a alma gêmea.
Por outro lado, não podemos ter hora marcada para esse encontro, pois as almas gêmeas podem cruzar-se por várias vezes sem que se reconheçam. O encontro final pode acontecer depois de muitas vidas, depois de seguidos desencontros, mas com segurança irá acontecer um dia. Inevitavelmente as duas partes da esfera acabarão por se unir novamente para formar o todo inicial.

( Livro Almas Gêmeas - Mônica Buonfiglio )

Nenhum comentário: