quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Mitologia Romana...


A mitologia romana pode ser dividida em duas partes: a primeira, tardia e mais literária, consiste na quase total apropriação da greaga; a segunda, antiga e ritualística, funcionava diferentemente da correlata grega. O romano, que impregnava a sua vida pelo numen, uma força divina indefinida presente em todas as coisas, estabeleceu com os deuses romanos um respeito escrupuloso pelo rito religioso – o Pax deorum – que consistia muitas vezes em danças, invocações ou sacrifícios.

Ao lado dos deuses domésticos, os romanos possuíam diversas tríades divinas, adaptadas várias vezes ao longo das várias fases da história. Assim, à tríade primitiva constituída por Júpiter (senhor do Universo), Marte (deus da guerra) e Quirino (fundador de Roma, ou Rômulo), os etruscos inseriram o culto das deusas Minerva (deusa da inteligência e sabedoria) e Juno (rainha do céu e esposa de Júpiter). Com a república surge Ceres (deusa da Terra e dos cereais), Liber e Libera. Mais tarde, a influência grega inseria uma adaptação para o panteão romano do seu deus do comércio e da eloquência (Mercúrio) sob as feições de Hermes, e o deus do vinho (Baco), como Dionísio.


Da natureza dos primeiros mitos romanos
Consistia de um sistema bastante desenvolvido de rituais, escolas de sacerdócio e grupos relacionados a deuses. Também apresentava um conjunto de mitos históricos acerca da fundação e glória de Roma envolvendo personagens humanos com ocasionais intervenções divinas. Os deuses estabeleciam uma benevolência para com os homens.


Antiga mitologia sobre os deuses
O modelo romano consistia de uma maneira bem diversa de definir e pensar os deuses da dos gregos, sendo alguns dos deuses romanos inspirados nos deuses gregos.

Outros Deuses Romanos

Cupido - deus do amor
Diana - deusa da caça muitas vezes relacionada com os ciclos da Lua
Fortuna - deusa da riqueza e da sorte
Netuno - deus dos mares
Plutão - deus do submundo e das riquezas dos mortos
Venus - deusa da beleza e do amor
Vulcano - deus do fogo
Saturno - deus da agricultura
Esculápio - deus da medicina

Nenhum comentário: