quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Frases - Martin Luther King...


O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.

Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios.

É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.
É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.
Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver.


É errôneo servir-se de meios imorais para alcançar objetivos morais.

Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira.
O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos.
Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos.

O que vale não é o quanto se vive...mas como se vive..

Nós nao podemos nos concentrar somente na negatividade da guerra, mas tambem na positividade da paz.

Nós não somos o que gostaríamos de ser.
Nós não somos o que ainda iremos ser.
Mas, graças a Deus,
Não somos mais quem nós éramos.

Saiba que seu destino é traçado pelos seus próprios pensamentos, e não por alguma força que venha de fora.
O seu pensamento é a planta concebida por um arquiteto para construir um edifício denominado prosperidade.
Você deve tornar o seu pensamento mais elevado, mais belo e mais próspero.

Cada dia é o dia do julgamento, e nós, com nossos atos e nossas palavras, com nosso silêncio e nossa voz, vamos escrevendo continuamente o livro da vida.
A luz veio ao mundo e cada um de nós deve decidir se quer caminhar na luz do altruísmo construtivo ou nas trevas do egoísmo.
Portanto, a mais urgente pergunta a ser feita nesta vida é: "O que fiz hoje pelos outros?".

Quando os nossos dias se tornarem obscurecidos por nuvens negras e baixas, quando as nossas noites forem mais negras do que mil noites.
Lembremo-nos, que no universo a um grande e benigno poder, que e capaz de abrir caminho onde não há caminho, e de transformar o ontem sombrio num luminoso amanhã.

Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo.
Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos?.

Assaltei o Entardecer...


Ontem, roubei as palavras que não tinha, ao entardecer.
Ele nem se deu conta de tão atarefado que andava a arrumar a casa depois da festa de mais um dia.
Era preciso arrumar tudinho nos lugares certos, limpar o que restou do reboliço imprevisto da chuva, pintar o céu de vermelho, aproveitando os raios de sol já tão enfraquecidos pelo cansaço da luta, contra as nuvens pesadas e poderosas.
Era preciso adormecer as campainhas amarelas da Primavera, os brincos de princesa dos canteiros das casas da aldeia toda; convencer os passarinhos tagarelas, a calarem-se e a sossegarem nos seus ninhos, feitos lá nos ramos cimeiros das árvores.
E as estrelas?
Ninguém se lembrou ainda de as acender?
É preciso acender as estrelas e já!
Tudo tinha de estar perfeito para ela...
Por fim ela chegou, cintilante e arrebatadora, com o seu vestido de prata e o encanto dos olhares de espanto de todos, espelhado no brilho dos seus cabelos esvoaçantes de deusa da noite.
Foi por ela que o entardecer se distraiu e deixou que lhe roubasse estas palavras, com que agora vos descrevo o que realmente se passou.
A lua foi deusa e rainha, brilhou e encantou as almas mais sensíveis.
E mais uma vez, foi musa de poetas e aprendizes...
Até surgir este novo dia!
(Desc.Autor)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Fábulas de Esopo - O Cavalo e o Lobo...


Um Lobo vindo de um campo de aveia encontrou no caminho um Cavalo, e assim falou para ele:

“Gostaria de dar uma sugestão ao senhor para ir até aquele campo. Ele está cheio de grãos de aveia selecionados, que eu guardei com cuidado apenas para lhe servir, pois sendo meu amigo, terei o maior prazer ao vê-lo mastigando.”

Ao que o cavalo lhe responde:

“Se aveia tem sido alimento para os Lobos, você jamais poderia alimentar sua barriga, apenas satisfazendo os seus ouvidos.”

(Esopo)


Moral da História:
Homens de má reputação, quando se prestam a fazer uma boa ação, não conseguem ter crédito.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Qual é o sentido da vida...?


( Um Vídeo para se entender o sentido da vida )

O sentido da vida; é viver em comunhão interior, em comunhão com o mundo e o cosmos...

Em comunhão com as forças da natureza, permitindo assim que a suave brisa do vento; que os aromas das flores; a beleza do arco-iris e a graça do colibri, exulte a melodia harmonioza de vosso coração...
O sentido da vida...
É perceber nos sorrisos inocentes das crianças a graça e a esperança da vida... É ver na alvorada de um novo dia a continuidade do canto dos pássaros, o movimento das nuvens e o alegre despertar de toda mãe natureza. Reconhecendo o eterno processo do renascimento da semente da vida em nós e nosso redor nos refletindo e nos dando o reconhecimento do nosso caminho.

É a vida dentro da fé, da luz, da unidade e do Amor Divino que existe em nós...
O sentido da vida seria, esta capacidade de reconhecer, sentir e viver este amor, esta luz, esta unidade em nós...e nos outros que nos trazem a complementação do reflexo divino e irradiar esta vibração a todas formas de vida nesta planeta...

Somos, portanto, o ponto focal onde se convergem as forças benéficas do Universo e a ele retornamos esta energia processada em nossa abertura de alma e receptividade ao amor supremo que se converge a nos. Podemos ser os Vaga-lumes da portabilidade de infinitas criações que se expandem no cosmos...
E assim teremos uma inexplicável sensação do amor divino e gratidão eterna pela nossas vidas e pela humanidade e ao criador/criatura da origem de tudo.

O sentido da vida pode ser entendido como o mergulho dos Albatroz, que se atiram das falésias marinhas, ao infinito oceano repleto de vida...
Ou a imagem da infinitude imensidão das águas jorrando dos céus em ciclos de constantes benções renovadoras, alimentando rios, lagoas, florestas e mares...
O sentido seria...a percepção da beleza contida em cada espécie de vida e no conjunto desta grande orquestra em sintonia no entrelace carmico, de um ordem incrivelmente harmoniza da. Teia de destinos que se cruzam como um tear arisco e assertivo.

Podemos ver o sentido da existência, na sombra que vai caminhante e lentamente se enfumaçando e dissolvendo ao contraste de um pôr do sol, por trás das montanhas que demarcam o horizonte...

Ou o sentido da vida pode ser algo tão simples como o fato de inspiração e expiração do ar para os nossos pulmões, como a sístole e diástole de nosso coração, ou como as mares...no sincronico ritmo de expansão e contração, tal como o universo. Sendo assim entramos neste mundo por uma inspiração profunda e choro de libertação e alegria e saímos dele com um último suspiro suave ou penoso conforme como vivemos, e tomamos consciência de nossas bagagens de vidas e vidas afins...Entramos e nos despedimos pelo sopro de Deus!

O sentido da vida, pode ser percebido e visto nos olhos dos apaixonados que cintilam como jóias raras e ígneas no enlace do amor; na devoção genuína e entregue dos fieis em suas preces, louvores e orações....Nos cânticos mântricos de tantas nações, e ou, no silêncio da meditação serena.

Vejo o sentido da vida, nos pequenos ou grandes gestos de solidariedade nobre e espontânea, na gratidão, no perdão e esquecimento de todo o passado marcado, na humildade de servir, e no sagrado direito de ser...quem tu és!

A vida aqui nesta dimensão é um pequenina parcela, é uma breviedade, e um grande oportunidade de realização e intregração com o todo. É dar a nossa contribuição, nosso pão de alma nutrida e nutrir outrem...

Temos uma eternidade pela frente, somos seres de uma grandeza e nobreza como o Sol, a Lua e as estrelas...Somos imortais; naturais e ao mesmo tempo de uma fragilidade que não tem idade, ou maturidade para vence-la, é melhor descobrir a força por detras da asa ferida...

A vida é um presente de Deus, do cosmo de um Amor Incondicional, seria,pois então o sentido dela o simples fato de Vive-lá. De se estar presente e se tornar um presente à vosso Deus...
Viver esta expressão divina de luz dentro deste maravilhoso templo de carne e ossos, com pele e todas as suas células em contínua ordenação para viver e aprender o máximo da vida, da existência e de si mesma...Esta expressão de Luz eterna contido em nós, o tempo todo!

O sentido da vida é a própria vida em si mesmo...viver com a vida, pela vida em nós, por nós e por " Ele "...

ALL - LOVE!
Autoria:
Rodrigo Goston D' Fernand
OM Shanty!

Enfim a Primavera...


"Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem,no momento que quiserem independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu.
E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que outrora se entendeu e amou."
(Cecília Meireles)

sábado, 19 de setembro de 2009

Romeu e Julieta...


Sabem porque Romeu e Julieta são ícones do amor ?
São falados e lembrados, atravessaram os séculos incólumes no tempo,se instalando no mundo de hoje como casal modelo de amor eterno ?
Porque morreram e não tiveram tempo de passar pelas adversidades que os relacionamentos estão sujeitos pela vida afora.
Senão provavelmente Romeu estaria hoje com a Manoela e Julieta com o Ricardão.
Romeu nunca traiu a Julieta numa balada com uma loira linda e siliconada motivado pelo impulso do álcool.
Julieta nunca ficou 5 horas seguidas esperando Romeu, fumando um cigarro atrás do outro, ligando incessantemente para o celular dele que estava desligado.
Romeu não disse para Julieta que a amava, que ela especial e depois sumiu por semanas.
Julieta não teve a oportunidade de mostrar para ele o quanto ficava insuportável na TPM.
Romeu não saia sexta feira a noite para jogar futebol com os amigos e só voltava as 6:00 da manhã bêbado e com um sutiã perdido no meio da jaqueta (que não era da Julieta).
Julieta não teve filhos, engordou, ficou cheia de estria e celulite, histérica com muita coisa para fazer.
Romeu não disse para Julieta que precisava de um tempo, que estava confuso, querendo na verdade curtir a vida e que ainda era muito novo para se envolver definitivamente com alguém.
Julieta não tinha um ex-namorado em quem ela sempre pensava ficando por horas distante, deixando Romeu com a pulga atrás da orelha.
Romeu nunca deixou de mandar flores para Julieta no dia dos namorados alegando estar sem dinheiro.
Julieta nunca tomou um porre fenomenal e num momento de descontrole bateu na cara do Romeu no meio de um bar lotado.
Romeu nunca duvidou da virgindade da Julieta.
Julieta nunca ficou com o melhor amigo de Romeu.
Romeu nunca foi numa despedida de solteiro com os amigos num prostíbulo.
Julieta nunca teve uma crise de ciúme achando que Romeu estava dando mole para uma amiga dela.
Romeu nunca disse para Julieta que na verdade só queria sexo e não um relacionamento sério, ela deve ter confundido as coisas.
Julieta nunca cortou dois dedos de cabelo e depois teve uma crise porque Romeu não percebeu a mudança.
Romeu não tinha uma ex-mulher que infernizava a vida da Julieta.
Julieta nunca disse que estava com dor de cabeça e virou para o lado e dormiu.
Romeu nunca chegou para buscar a Julieta com uma camisa xadrez horrível de manga curta e um sapato para lá de ultrapassado, deixando-a sem saber onde enfiar a cara de vergonha.
Por estas e outras que eles morreram se amando.

(Martha Medeiros)

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Búzios - Rio de Janeiro...




Búzios, como é mundialmente conhecido, é um município do estado do Rio de Janeiro localizado na Região dos Lagos.
É uma península com oito quilômetros de extensão e 23 praias, recebendo de um lado correntes marítimas do Equador e do outro correntes marítimas do pólo sul, o que faz com que tenha praias tanto de águas mornas quanto de águas geladas. Entre as principais praias, destacam-se Geribá, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Armação, Manguinhos, Tartaruga, Ossos, Tucuns, Brava e Olho-de-Boi, esta última reservada para a prática do nudismo.

A exploração turística e a ocupação imobiliária do local tiveram início após a fama internacional dada a Búzios pela atriz francesa Brigitte Bardot, que a visitou em 1964. Hoje, a cidade é tão visitada por turistas do mundo inteiro.

Búzios, com seus ventos fortes, é ideal para a prática de iatismo, e vôo livre. É uma cidade que abriga diversas culturas com um grande número de estrangeiros.

A história de Búzios é antiga, pouco conhecida pelos turistas que freqüentam a região. Em Búzios há uma relação com os estrangeiros que vem desde a época do descobrimento do Brasil. Segundo Cunha (1996), no século XVI eram os índios tupinambás que ocupavam esta área, onde praticavam a pesca, a caça e o cultivo de mandioca e de milho.

Eles mantiveram estreitas relações com corsários e contrabandistas franceses, que se escondiam na localidade para contrabandear madeiras de lei principalmente o pau-brasil (Caesalpinia echinata), e vender escravos. Em meados do século XVII, a vila foi invadida por franceses e ingleses. Foi base de piratas, ponto de de tráfico de pau-brasil e desembarque de escravos africanos. Ainda na Praia de Manguinhos pode-se apreciar o cais de pedras feito pelos escravos. Mais tarde, os franceses foram expulsos pelos portugueses após sangrentas disputas que dizimaram significativamente a população indígena. No século XVII ela era uma pequena vila de pescadores com vinte casas.

No fim do século, durante a guerra dos corsos, o navio "Vingadores", de bandeira corsa Argentina, bombardeou a costa de Búzios, como mostra o óleo sobre tela no Museu Histórico de Búzios, situado na Rua das Pedras. No final do século XIX e início do século XX, Búzios começou a receber imigrantes portugueses que se uniram ao grupo de pescadores locais, ensinando-lhes novas técnicas de pesca. Neste século, foi também criada a Armação dos peixes de Búzios que consistia numa estrutura para capturar peixes, ocasionando então o nome do balneário: Armação dos Búzios.

Também se caçava baleias para a extração de seu óleo que era usado tanto para a iluminação da cidade de Rio de Janeiro quanto para exportação. Os ossos dos animais capturados eram enterrados na praia ao lado da Praia da Armação, dando origem ao nome de uma das mais famosas praias de Búzios, a Praia dos Ossos. Tempos depois, a área foi destinada para lavoura, criação de gado e as atividades das grandes fazendas, sendo a pesca, neste trecho de litoral, terminantemente proibida. Terminada a proibição, a economia local permaneceu por longo período baseada na pesca e na agricultura em pequena escala, até meados do século XX, quando começaram a surgir atividades cujas características são totalmente diferentes das tradicionais: as relacionadas com o turismo.

A pacata aldeia de pescadores aos poucos foi se transformando num lugar de veraneio. No início os turistas alugavam as casas dos pescadores. A origem do turismo em Búzios remete aos anos de 1940/1950, quando a cidade se resumia a um pequeno vilarejo de pescadores. Começou a ser apreciada por representantes das elites carioca e paulista, que fizeram surgir as primeiras casas, concentradas até a década de 60 nas praias de Manguinhos e no atual Centro (praias do Canto e Armação).

Esses visitantes recebiam em suas casas amigos ilustres, incluindo políticos e artistas, muitos deles estrangeiros. Com isso, a fama da cidade foi crescendo entre pessoas de alta classe socio-conômica e de diversos países.

A silhueta de Búzios e suas paradisíacas praias, somadas a magia de seu astral, foram magnetizando seus visitantes que voltavam à seus países contando da energia e os encantos de esta península. No ano de 1973 a aldeia ainda se ligava a Cabo Frio com uma estreita estrada de terra, que nos tempos de chuva impedia de passar seu único ônibus diário. A fama de Búzios foi atraindo estrangeiros, particularmente argentinos e franceses, que se instalaram na cidade e foram abrindo diversos negócios.

Foi assim que a localidade recebeu a mais cobiçada atriz de cinema da época, a francesa Brigitte Bardot que na ocasião namorava Bob Zaguri, um marroquino que vivia no Brasil, e com ele se hospedou na casa do russo André Mouriaev, então representante da ONU no Rio de Janeiro. Este fato foi em 1964, sendo considerado um grande marco para a cidade. Naquele momento toda a imprensa mundial direcionou atenção para a isolada vila de pescadores, acompanhando todos os passos da atriz através de um informante lá instalado. O impacto foi tamanho que até hoje existem referências à celebridade em qualquer ponto da cidade, na divulgação turística e na vida local.

Mas a cidade passou realmente a se desenvolver como "cidade turística" a partir da "tomada dos argentinos", no fim dos anos 1970. Fugindo da crise econômica em seu país, muitos argentinos chegaram em Búzios com bastante dinheiro, compraram muitas propriedades e estabeleceram residências e negócios. Até hoje uma fração significativa do comércio e da hotelaria está nas mãos de argentinos, que são também figuras comuns na cidade como turistas.

Esta "tomada" foi também o fato dos europeus instalados no Brasil que acharam em Búzios um lugar paradisíaco como eles sempre sonharam. Europeus que hoje ainda são proprietários de casas, hotéis, bares e restaurantes.

A crise na Argentina desde os anos 90 limitou a vinda dos turistas argentinos. Hoje a população é essencialmente brasileira durante a baixa estação. Na alta estação Búzios é cosmopolita e viajantes do mundo inteiro disputam as praias de Búzios.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Os Quatro Fantasmas...


.Sabemos que vamos morrer.
.Somos livres para viver como desejamos.
.Nossa solidão é intrínseca.
.A vida não tem sentido.

Basicamente, isso. Nossas maiores angústias e dificuldades advêm da maneira como lidamos com nossa finitude, com nossa liberdade, com nossa solidão e com a gratuidade da vida.
Sábio é aquele que, diante dessas quatro verdades, não se desespera.
Realmente, não são questões fáceis. A consciência de que vamos morrer talvez seja a mais desestabilizadora, mas costumamos pensar nisso apenas quando há uma ameaça concreta: o diagnóstico de uma doença ou o avanço da idade. As outras perturbações são mais corriqueiras.
Somos livres para escolher o que fazer de nossas vidas, e isso é amedrontador, pois coloca responsabilidade em nossas mãos.
A solidão assusta, mas sabemos que há como conviver com ela: basta que a gente dê conteúdo à nossa existência, que tenhamos uma vontade incessante de aprender, de saber, de se autoconhecer.
Quanto à gratuidade da vida, alguns resolvem com religião, outros com bom humor e humildade.
O que estamos fazendo aqui?
Estamos todos de passagem...
Portanto, não aborreça os outros e nem a si próprio, trate de fazer o bem e de se divertir, que já é um grande projeto pessoal.
Volto a destacar: bom humor e humildade são essenciais para ficarmos em paz.
Os arrogantes são os que menos conseguem conviver com a finitude, a liberdade, com a solidão e com a falta de sentido da vida. Eles se julgam imortais, eles querem ditar as regras para os outros, eles recusam o silêncio e não vivem sem os aplausos e holofotes, dos quais são patéticos dependentes.
A arrogância e a falta de humor conduzem muita gente a um sofrimento que poderia ser bastante minimizado: bastaria que eles tivessem mais tolerância diante das incertezas.
Tudo é incerto, a começar pelo dia e a hora da nossa morte. Incerto é o nosso destino, pois, por mais que façamos escolhas, elas só se mostrarão acertadas ou desastrosas lá adiante, na hora do balanço final. Incertos são nossos amores, e por isso é tão importante sentir-se bem mesmo estando só.
Enfim, incerta é a vida e tudo o que ela comporta. Somos aprendizes, somos novatos, mas beneficiários de uma dádiva: nascemos.
Tivemos a chance de existir.
De se relacionar.
De fazer tentativas.
O sentido disso tudo? Fazer parte. Simplesmente fazer parte.
Muitos têm uma dificuldade tremenda em aceitar essa transitoriedade. Por isso a psicoterapia é tão benéfica. Ela estende a mão e ajuda a domar nosso medo.
Só convivendo com esses quatro fantasmas - finitude, liberdade, solidão e falta de sentido da vida - é que conseguiremos atravessar os dias de forma mais alegre e desassombrada.

(Martha Medeiros)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A Primavera está chegando...


A impressão que se tem é que com a chegada da Primavera a vida começa a voltar com mais intensidade.
A própria natureza se encarrega de deixar os dias mais bonitos, alegres, coloridos.
Os dias são mais claros e com temperaturas muito mais amenas.
Os pássaros anunciam com mais vigor a chegada de um novo dia.
As flores se encarregam em enfeitar todo e qualquer espaço.
As pessoas se tornam mais simpáticas e, como por encanto, começam a reaparecer.
Por incrível que pareça, tudo fica mais leve mais bonito e muito mais charmoso.
É hora então de voltar à vida com mais entusiasmo, disposição e dinamismo.
Hora de arrumar gavetas, guarda-roupas, armários, pois o cenário que está se apresentando pede roupas mais leves, tecidos menos pesados.
O tom escuro é substituído pelo colorido, a sobriedade pela descontração.
É interessante observar como nesta estação as pessoas se redescobrem...
A sensação é a de terem hibernado durante um longo período e, agora que a vida começa novamente se apresentar.

Que chegue a primavera!!!!!!!!!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Como Ser Legal...


Todo mundo quer ser legal, e todo mundo se ferra na empreitada.
É difícil ser legal o tempo inteiro.
A gente consegue ser legal a maior parte do tempo, mas aí faz uma besteira e pronto: tudo o que você fez de bom é imediatamente esquecido e você se torna apenas aquele que fez a grande besteira.
Aí você precisa de mais uns dois meses sendo exclusivamente legal para todo mundo esquecer da besteira.
E quando eles esquecem... você faz outra, claro.
Mas você é legal.
Você é simpático com os amigos, dá sempre uma força quando eles precisam.
Você puxa papo com o garçom, abre a porta do elevador para sua vizinha entrar, você acaricia a cabeça das criancinhas, você é fiel à sua namorada, você até empresta seus discos.
Você é 24 horas por dia legal, até o momento em que sua mãe pede para você almoçar na casa dela, você vai e diz que o suflê está intragável.
Está mesmo!!!
Mas ela diz que você fala isso só para implicar, aí você pede desculpas, aí ela diz que você nunca aparece e quando aparece é para reclamar, aí você diz para ela parar de fazer chantagem emocional e aí ela corre para o quarto chorando e você, que achava que sua mãe já estava na menopausa, descobre que ela ainda sofre de TPM.
Tem hora que é imprescindível chutar o balde.
Tem hora que é fundamental deixar a verdade nua e crua vir à tona.
Tem hora que você precisa dizer para sua namorada: eu te adoro, mas quero ficar sozinho hoje à noite, qual é o problema?
O problema é que ela passa a te odiar.
E você passa a achar que não tem vocação pra ser legal o tempo inteiro...
E é verdade!!!
Ninguém tem.
É cansativo... Desgastante...
Já somos legais à beça por tentar.
Tem gente que nem isso!!!

(Martha Medeiros)

Évora - Portugal...





Évora é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Évora, conhecida como a Capital do Alentejo.

Desde 1986, Évora tem o seu centro histórico classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, e é considerada uma das mais belas cidades portuguesas e uma das cidades portuguesas com maior qualidade de vida. A cidade tem o renome de "Cidade Museu".

Freguesias de Évora

Bacelo
Canaviais
Horta das Figueiras
Malagueira
Nossa Senhora da Boa Fé
Nossa Senhora da Graça do Divor
Nossa Senhora da Tourega,
Nossa Senhora de Guadalupe
Nossa Senhora de Machede
Santo Antão
São Bento do Mato
São Mamede
São Manços
São Miguel de Machede
São Sebastião da Giesteira
São Vicente do Pigeiro
Sé e São Pedro
Senhora da Saúde
Torre de Coelheiros

O nome Lusitano da cidade de Évora era Eburobrittium, provavelmente relacionado com a divindade celta Eburianus. A raiz etimológica viria do Celta *eburos, a árvore do Teixo. A cidade teve o nome de Ebora Cerealis durante a República Romana, tomando o nome de Liberalitas Julia no tempo do general Júlio César, sendo então já uma cidade importante, como o demonstram as ruínas de um templo clássico e os vestígios de muralhas romanas.

Conquistada aos Mouros em 1165 por Geraldo Sem Pavor, data em que se restaurou a sua diocese. Foi residência régia durante largos períodos, essencialmente nos reindados de D.João II, D.Manuel I e D.João III. O seu prestígio foi particularmente notável no século XVI, quando foi elevada a metrópole eclesiástica e foi fundada a Universidade de Évora (afecta à Companhia de Jesus), pelo Cardeal Infante D.Henrique, primeiro Arcebispo da cidade. Um rude golpe para Évora foi a extinção da prestigiada instituição universitária, em 1759 (que só seria restaurada cerca de dois séculos depois), na sequência da expulsão dos Jesuítas do país, por ordem do Marquês de Pombal.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Povoar a Solidão...


Permita que sua solidão seja bem aproveitada, que ela não seja inútil. Não a cultive como uma doença, e sim como uma circunstância.
A sua é de que tamanho?
Difícil encontrar alguém que tenha uma solidão pequena, ajustada, do tipo baby look. Geralmente, a solidão é larga, esgarçada, como uma camiseta que poderia vestir outros corpos além do nosso. E costuma ser com outros corpos que se tenta combatê-la, mas combatê-la por quê?
Se nossa solidão pudesse ser visualizada, ela seria um vasto campo abandonado, um estádio de futebol numa segunda-feira de manhã.
Dói, mas tem poesia. Talvez seja por aí que devamos reavaliá-la: no reconhecimento do que há de belo na sua amplitude.
A solidão não precisa ser aniquilada, ela só precisa de um sentido.
Eu não saberia dizer que outra coisa mais benéfica há para isso do que livros. Uma biblioteca com mil volumes é um exército que não combate a solidão, mas a ela se alia.
A solidão costuma ser tratada como algo deslocado da realidade, como um tumor que invade um órgão vital.
Ah, se todos os tumores pudessem ser curados com amigos. Uma pessoa que não fez amigos não teve pela sua vida nenhum respeito.
Nossa solidão é nossa casa e necessita abrir horários de visita, hospedar, convidar para o almoço, cozinhar com afeto, revelar-se uma solidão anfitriã, que gosta de ouvir as histórias das solidões dos outros, já que todos possuem seus descampados.
A solidão não precisa se valer apenas do monólogo. Pode aprender a dialogar e deve exercitar isso também através da arte.
Há sempre uma conversa silenciosa entre o ator no palco e o sujeito no escuro da platéia, entre o pintor em seu ateliê e o visitante do museu, entre o escritor e o seu leitor desconhecido.
Ah, os livros, de novo. De todos os que preenchem nossa solidão, são os livros os mais anárquicos, os mais instigantes.
Leia, e seu silêncio ganhará voz...
Às vezes, tratamos nosso isolamento com certa afetação. Acendemos um cigarro na penumbra da sala, botamos um disco dilacerante e aguardamos pelas lágrimas. Já fizemos essa cena num final de domingo - tem dia mais solitário?
É comum que a gente entre na fantasia de que nossa solidão daria um filme noir, mas sem esquecer que ela continuará conosco amanhã e depois de amanhã, deixando de ser charmosa e nos acompanhando até o supermercado.
Suporte-a com bom humor ou com mau humor, mas não a despreze.
Permita que sua solidão seja bem aproveitada, que ela não seja inútil. Não a cultive como uma doença, e sim como uma circunstância. Em vez de tentar expulsá-la, habite-a com espiritualidade, estética, memória, inspiração, percepções.
Não será menos solidão, apenas uma solidão mais povoada.
Quem não sabe povoar sua solidão, também não saberá ficar sozinho em meio a uma multidão, escreveu Baudelaire.

Ah, os livros, outra vez.

(Martha Medeiros)

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Frases - Vida que Segue...


O aparente não é real. O real não se vê. Assim, somente nas vicissitudes da vida é que se conhece o verdadeiro caráter das pessoas.

Quando a porta da felicidade se fecha, esquecemos que ela um dia voltará a se abrir, e seguimos remoendo a nossa decepção, olhando para a porta fechada, sem atinarmos que tudo é passageiro.

Não se baseie nas aparências, elas enganam; não idolatre a riqueza, ela desvanecerá.

Busque alguém que saiba lhe conquistar com um sorriso, porque basta só um para que o dia triste fique alegre.

Busque alguém que tenha Deus em seu coração, pois terá certeza de sua sinceridade.

Sonhe o que queira sonhar. Vá aonde queira ir.

Busque ser aquilo que almeja, porque na Terra a vida é uma só. Portanto, existe somente um tempo terreno para fazer as coisas que deseja. Ñão o desperdice!

Desejo-lhe felicidade, para que você sinta-se bem; provas, para que se torne forte; lágrimas, para sentir-se humano; esperança, para poder ser feliz.

Os afortunados não necessariamente tem o melhor do melhor, mas, buscam o melhor daquilo que encontram em seu caminho.

O futuro esplêndido que lhe aguarda se materializará à medida que esquecer o passado e superar os obstáculos.

Não se pode seguir adiante sem antes aprender-se com os erros pregressos e livrar-se da amargura que permeia o coração.

Viva a vida de maneira a deixar uma esteira de benquerença aqui na Terra.

Lembre-se de amar o seu próximo como gostaria que fosse amado. Assim como ama à você.

Ore pelas pessoas que deixaram alguma marca na sua vida, boa ou má. Por aquelas que lhe fizeram sorrir quando estava triste, pelas que lhe fizeram ver coisas positivas quando estava no fundo do poço, por seus amigos e inimigos.

E lembre-se: você é uma pessoa especial, que merece pessoas especiais à sua volta.

Espere no tempo de Deus (que não é o seu) aquilo que você tanto almeja ser-lhe-á dado.

Se você hoje está passando por provas, não se desespere. O Senhor está forjando o seu caráter e no tempo certo Ele lhe dará a vitória. Creia somente! Deus não se esqueceu de você. Ele é fiel e justo galardoador daqueles que lhe obedecem e o amam.